terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Photoshop'ando

Depois de 13 dias a tirar fotos (basicamente o saco da minha máquina está guardado desde o princípio do ano no armário), comecei a olhar para elas, e a pensar que "giro giro era mais uma corzinha aqui" ou "esta ficava fixe a preto e branco com toques de cor", ou "epá, um azulão aqui era mesmo fixe!"

Enfim. Então decidi atirar-me para aquele grande vazio que se chama Photoshop. Na verdade quero aprender a fazer o mesmo no GIMP, visto ser GPL, e eu defender cada vez mais esse tipo de software (reflecte-se na minha lista).

Mas pronto, à falta de coragem para o GIMP, comecei com o Photoshop. E com uma foto do meu prato/caneca de pequeno-almoço, subordinado ao tema da semana 2 do Project 365.

Desde que comprei este conjunto de pequeno almoço que adoro o conceito :P...tem a caneca, enorme, que dá para leite, chá, café ou cereais, e depois o prato da caneca alarga para fazer prato de pão (ou bolo ou tostas ou torradas). O único senão é que quando entornamos a caneca desgraçamos tudo o resto. Mas fora isso é genial :)

E a foto ficou meio pálida, como aliás é normal, o próprio prato já foi lavado algumas vezes e tal. Mas com este tutorial (http://www.all-things-photography.com/enhance-colour-saturation-in-photoshop.html) fiquei maravilhado com os resultados. O azul ficou MESMO azulão, o que eu achei lindíssimo. Tão saturada foi a foto que a desgraçada da toalha branca começou a ficar amarelada. Mas pronto, esse pormenor fica para segundas núpcias :)

O resumo da coisa em Photoshop é:

Image --> Adjustements --> Levels...

Aproximar as setinhas do histograma de forma a não ter zonas com a barra muito baixa junto às pontas.

Select --> Colour range --> Select: Highlights

Seleccionar "Inverse", e depois OK. Repetir o passo do histograma.

Select --> Deselect
Image --> Adjustements --> Curves...

Aumentar um nadinha a Lightness no topo da curva, e aumentar um nadinha a Darkness na base da curva.

Image --> Adjustements --> Hue/Saturation

Pôr a Saturation em +25 ou menos, conforme o aspecto final da imagem.

E pronto, é "só" isso. Acho que com o uso a coisa fica menos mecânica e mais intuitiva...o tempo o dirá.

Até amanhã :)

Sem comentários: